Relacionamento com o Cliente: Saiba o que fazer para conhecê-lo melhor.

Conhecer as necessidades do consumidor, estudar seus hábitos de compra e garantir o melhor atendimento são os principais ingredientes de uma saborosa receita para melhorar o relacionamento com o cliente. Conhecer tais requisitos já é um bom começo, mas a prática desses itens alinhada às demais estratégias é que garantirão o sucesso do negócio.

Com a alta competitividade no mercado e as previsões pouco otimistas na economia, somente as empresas que focarem 100% no cliente sobreviverão à crise. Quando uma organização conhece bem os seus clientes, sabendo fidelizá-los e atraí-los com o serviço adequado, as chances de a marca ter mais destaque serão bem maiores do que a de seus concorrentes.

Pensando nisso, preparamos este artigo com algumas dicas para você conhecer melhor a sua clientela e implementar algumas ações que vão melhorar o relacionamento da empresa com seus clientes. Acompanhe!

Conheça o perfil dos clientes.

Conhecer o perfil de seus atuais e potenciais clientes não somente ajudará a sua empresa a criar melhores produtos e serviços, mas também dará insumos para que as ações de marketing e publicidade sejam feitas sob medida.

Para obter essas informações, faça bom uso das ferramentas de marketing digital disponíveis atualmente para segmentar criteriosamente os dados, criar o perfil do seu cliente ideal e, com isso, criar um mix de produtos e serviços baseados nas necessidades do seu cliente.

Analise o ciclo de vida do cliente.

O ciclo de vida do cliente engloba todos os momentos em que ele se relaciona com a sua empresa e a duração desse relacionamento. O ideal é que esse ciclo seja o mais duradouro e próspero possível.

Para isso, analise todas as suas fases — Aquisição, Ativação, Manutenção, Retenção e Recuperação — para conhecer melhor a sua clientela e poder desenvolver ações de relacionamento específicas para os clientes que estão em cada uma dessas fases.

Verifique o histórico de compras.

Uma das estratégias de marketing mais eficazes é conhecer os hábitos de compra dos clientes, pois eles têm características em comum que devem ser exploradas para aumentar suas vendas.

Para entender melhor o comportamento deles, é interessante consultar os seus históricos de compras para verificar quais produtos e serviços já foram adquiridos, a frequência e volume de compras, entre outras informações.

Saber como compram, o que compram e quando compram é primordial para você conhecer seus clientes e melhorar o seu relacionamento com eles. Pesquise os principais fatores que impulsionam a compra para fazer um banco de dados segmentado.

Estudando os dados extraídos, você terá um direcionamento para realizar as futuras campanhas com maiores chances de despertar o interesse do público-alvo. Esta ação também ajudará na criação de produtos e serviços que possam atender com mais variedade e flexibilidade a um maior número de consumidores.

Invista em Programas de Fidelidade.

Utilizar programas de fidelidade é uma das melhores formas de conquistar, conhecer e reter clientes. Os consumidores estão cada vez mais exigentes e isso obriga os empreendedores a pensarem em um jeito de entregarem algo a mais nas vendas.

Mostre ao cliente que ele é importante para a sua empresa, recompensando sua fidelidade com algo que agregue valor para ele. Experimente oferecer descontos, vouchers ou outra vantagem na compra.

Melhore a experiência de compra.

Uma loja aconchegante, um e-commerce com entrega rápida ou até mesmo um atendimento de qualidade podem tornar a experiência do comprador a melhor possível. Descubra o que agrada ao seu potencial cliente no ato da compra e faça o que estiver ao seu alcance para satisfazê-lo e fidelizá-lo.

Capacite a equipe para oferecer o melhor atendimento.

Conhecer melhor o cliente é uma tarefa que envolve todos os colaboradores da empresa, principalmente aqueles que estão diretamente ligados ao atendimento ao cliente. Trabalhe com uma equipe que enxergue a missão e os valores de sua empresa, oferecendo aos clientes a melhor assistência.

Treine e motive seus colaboradores para observarem os clientes e enxergarem possíveis melhorias e oportunidades que podem surgir dessa interação. Faça reuniões de brainstorming para que esses colaboradores possam sugerir novas ideias, ações ou simplesmente relatar algum acontecimento fora do normal, mas que pode virar uma oportunidade de negócios.

Como os pequenos empreendedores normalmente estão envolvidos em todas as áreas do negócio, nem sempre conseguem estar frente a frente com a clientela. Por isso, é importante investir em um treinamento para a sua equipe de atendimento e fazer dela o seu braço direito para conhecer melhor o cliente.

Realize pesquisas de satisfação.

Forneça um espaço para que o seu cliente avalie os seus produtos e serviços sempre que possível. Disponibilize caixas de sugestões, painéis de avaliação sobre o atendimento, questionários pela internet, dentre outros. O importante é extrair as informações mais relevantes para promover ações de melhoria desde a publicidade da marca até a entrega do produto ou serviço.

Use as Redes Sociais para melhorar o Relacionamento com o Cliente.

Invista na visibilidade da sua marca nas redes sociais em que seus atuais e potenciais clientes estão presentes. Produza conteúdos de qualidade que vão interessá-los, interaja com eles, sempre respondendo aos comentários e as mensagens privadas, e faça um monitoramento para saber o que os consumidores estão falando sobre a empresa nas redes sociais.

Não esqueça de ser generoso com quem te ajuda a se destacar na web: sempre que possível, ofereça brindes e descontos especiais aos seguidores de suas páginas.

Monitore o Mercado.

Ter uma visão panorâmica do que acontece a sua volta poderá garantir uma ótima vantagem estratégica. Para que isso aconteça, é preciso monitorar o mercado, acompanhando de perto clientes, concorrentes, fornecedores e as principais tendências.

Não espere que o cenário te surpreenda com crises, inflações e outros problemas que quebram várias empresas. Monitorar o mercado é essencial para conhecer melhor o seu cliente e estar sempre um passo à frente, antecipando as ações para aproveitar melhor as oportunidades e ser pioneiro em soluções inovadoras.

Pronto! Agora você já sabe como conhecer melhor o seu cliente e melhorar o seu relacionamento com ele. Lembre-se de que empresas que investem no relacionamento com o cliente aumentam suas oportunidades de atrair e gerar mais negócios.

Fonte: Collact