Cartão de Cashback: Como utilizá-lo para conquistar e fidelizar clientes?

Com as mudanças de perfil do consumidor impulsionadas, principalmente, pela popularização da internet, as empresas se veem obrigadas a usar recursos inovadores para atrair e fidelizar seus clientes. É nesse cenário que surge o cartão cashback como uma estratégia para as organizações se destacarem no mercado.

Para os varejistas, esse sistema de fidelização é um negócio bastante vantajoso, já que torna mais visível os produtos da loja, além de conquistar mais canais para efetivar vendas, o que significa mais dinheiro em caixa.

Ao longo desta leitura você vai saber o que é cashback e como utilizá-lo para conquistar e fidelizar clientes. Acompanhe!

 

O que é Cashback?

Na sua tradução livre do inglês para o português, cashback quer dizer “dinheiro de volta”. Esse é um modelo de fidelização dos clientes em que o usuário pode receber de volta uma parte do valor que investiu na compra de um item, na forma de bônus ou dinheiro.

Esse sistema é ofertado por empresas de cartão de crédito ou por companhias independentes que liberam crédito para seus consumidores.

Essa é uma estratégia muito utilizada por empresas para campanhas promocionais, de ativação da marca e também de fidelização de clientes.

O sistema é muito semelhante aos programas de pontos, mas em vez dos pontos por compra, o cliente recebe dinheiro, que pode ser reutilizado para a aquisição de outros itens de sua preferência.

 

Como os cartões Cashback funcionam?

De forma geral, o cliente faz uma compra e parte do valor retorna para ele. Para tanto, basta fazer um cadastro em sites ou aplicativos parceiros.

Mas é importante que você saiba que cada empresa que tem o serviço de “dinheiro de volta” disponibiliza um sistema diferente. Ou seja, tudo fica alinhado com a estratégia da empresa para atrair e fidelizar seus clientes.

Por exemplo, o usuário pode entrar na plataforma e clicar em links específicos das lojas virtuais ou pode realizar as compras segundo as regras de X valor em compras para receber Y de desconto.

O cruzamento dos dados também funciona. O cliente cadastra o número de celular ou do CPF e passa a receber a informação de dinheiro de volta em sua conta.

 

Plataformas de Cashback.

Existem plataformas que funcionam para abrigar anúncios de cashback. Nesse caso, o percentual do valor do dinheiro de volta (o que podemos chamar de recompensa) do cliente varia conforme a parceria entre a empresa aderente e a de serviço. Essa pode ser online ou física, compreendendo agências de viagem, postos de combustível, lojas de departamento, supermercados, entre outros.

Formas de adesão

Para aderir a esse sistema, que pode ser considerado um benefício para o cliente, o usuário deve fazer um cadastro pelo site ou pelo aplicativo da plataforma escolhida.

Para tanto, o consumidor deve inserir algumas informações pessoais para criar uma conta, o que inclui dados bancários. Após a aprovação do cadastro, o usuário já pode utilizar o cashback em suas compras.

Funcionamento para lojas físicas e online

Como já mencionamos, cada empresa estabelece suas próprias regras para as estratégias de “dinheiro de volta” envolvendo o cashback.

Caso a empresa escolhida trabalhe com e-commerce, o consumidor deve acessar a plataforma de cashback e de lá será redirecionado para os varejistas parceiros.

Já nas lojas físicas, basta que o cliente efetue o pagamento das compras por meio de uma máquina de cartão de crédito específica.

Para consultar o valor a ser resgatado, o usuário deve verificar o saldo por meio do aplicativo do gerenciador de cashback ou do sistema próprio disponibilizado por cada empresa.

Diferença entre cashback e desconto

Cashback não é igual a desconto, já que é feita uma compensação de parte do valor pago pelos bens adquiridos. Esse trâmite pode variar de 5 a 7 dias após a efetuação da compra. Outro fator é que a recompensa do dinheiro de volta pode valer para toda a loja onde as compras foram feitas, e não especificamente para o valor de um produto ou serviço próprio.

Quais são os benefícios do cashback para empresas parceiras?

São várias as vantagens de se contar com o cashback para a sua empresa. Listamos as principais a seguir. Confira!

Acesso a informações dos usuários

Uma das principais vantagens de se aderir a esse sistema é montar um banco de dados com as informações dos usuários. Isso acontece porque as informações são compartilhadas com todas as organizações parceiras, e isso torna possível o estudo de análises de mercado e a identificação de preferências e tendências do público-alvo selecionado.

Maior visibilidade da marca

Quando você passa a fazer parte das plataformas de cashback, a visibilidade da sua marca, produtos e serviços torna-se maior. Com isso, você passa a atrair mais clientes, aumentando as chances de lucratividade do seu negócio.

Aumento da satisfação do cliente

Quando o cliente sente que está levando uma vantagem ao “ganhar o dinheiro de volta”, ele passa a se sentir mais satisfeito, aumentando o nível de motivação com relação à sua empresa. Assim, as chances de ele comprar por impulso, fazer novas compras e se tornar fiel são aumentadas.

Aumento do valor percebido

Se o comportamento do seu consumidor for aderente a descontos e vantagens, ao oferecer a opção de cashback ele passará a ver a marca da sua empresa como uma aliada para que ele possa economizar e elevar o poder de compra. Tudo isso é extremamente vantajoso, pois o usuário passa a ser um multiplicador das suas soluções e serviços.

Como vimos ao longo desta leitura, apostar no cartão cashback é uma ótima alternativa para atrair e manter clientes, já que eles podem fazer parte das estratégias de marketing do negócio, ajudando a empresa a crescer e a se consolidar no mercado.

Logo, o cartão cashback é uma forma de o dinheiro voltar para o usuário, e isso pode influenciar na experiência do cliente e ajudar na fidelização. Outra questão importante é que o reembolso pode acontecer por meio do dinheiro em si ou de descontos com lojas parceiras do sistema.

Se você gostou deste post sobre cartão de cashback, como utilizá-lo para conquistar e fidelizar seus clientes, confira também como promover o programa de fidelidade para clientes.