Você já se perguntou como funciona a inteligência artificial?

Conforme a transformação digital avança e novas ferramentas surgem, muitas coisas parecem acontecer como um passe de mágica.

Contudo, existe muita tecnologia envolvida nesses processos, principalmente quando o assunto é IA, já que são necessárias várias técnicas avançadas de computação para fazer com que essa mágica funcione.

As aplicações para tal tecnologia estão cada vez mais elaboradas, sendo que muitas empresas aplicam a inteligência artificial para entender melhor o seu público e fidelizar clientes. Saiba mais!

O que é e como funciona a inteligência artificial?

Ainda não chegamos ao ponto de contar com IAs superavançadas como é demonstrado em alguns filmes de Hollywood, mas já estamos bem adiantados em algumas áreas de aplicação.

A IA nada mais é que a capacidade de máquinas e dispositivos funcionarem de maneira semelhante a um humano, analisando dados e tomando decisões de forma autônoma.

Ou seja, podemos tratar como IA todo sistema que coleta dados do ambiente, ou recebe de terceiros, analisa tais informações e busca a resolução de determinado problema, genérico ou específico.

Ela foi desenvolvida, principalmente, para auxiliar na automação de tarefas, realizando atividades repetitivas cognitivas, ou seja, análise de dados em geral, podendo se adaptar e aprender.

Quais as aplicações mais interessantes?

Existem várias áreas de aplicação da Inteligência Artificial, afinal, como ela pode ser aplicada para realizar as tarefas de um humano, qualquer atividade como essa pode ser uma oportunidade.

Nos últimos tempos, as empresas vêm descobrindo suas vantagens na hora de fidelizar clientes, já que por meio da IA é possível criar atendimentos personalizados e mais eficientes. Veja abaixo as principais aplicações.

Criação de ações preditivas.

Não se pode prever sem erros o amanhã, mas com base no passado, podemos dar alguns palpites bem certeiros. Por meio da análise preditiva, sistemas de inteligência artificial podem auxiliar no desenvolvimento de ações futuras.

Por exemplo, a redução ou aumento da demanda por determinado período, que possibilidade a criação de algum tipo de ação para aproveitar tal variação.

Desenvolvimentos de campanhas de fidelidade.

Entender o seu público pode ser algo muito difícil, afinal, existem vários segmentos dentro de um mesmo universo de pessoas. A IA pode auxiliar a criar campanhas de fidelidade que possam alcançar o maior número possível de clientes, melhorando a sua eficiência.

Segmentação do público

Conforme analisa as ações de cada um dos clientes de forma individualizada, sistemas de inteligência artificial podem segmentar de maneira rápida o seu público em geral.

Dessa forma, sua equipe de marketing pode tomar decisões baseadas em grupos, criando ações e campanhas de acordo com as especificidades de cada grupo e melhorando o seu alcance geral.

Atendimento personalizado.

Por fim, um atendimento personalizado é fundamental para a fidelização e a IA pode ser de grande ajuda nesse quesito, buscando e agregando dados acerca de determinado cliente.

Sendo assim, sempre que sua equipe fizer contato direto com o consumidor, saberá todas as suas dores e desejos, tendo uma abordagem muito mais incisiva.

Como podemos observar, a inteligência artificial terá cada vez mais espaço dentro das organizações na hora de buscar a fidelização de clientes e a criação de melhores campanhas, sendo uma grande aliada dos setores de vendas e marketing.

Esperamos que este post tenha sido de grande ajuda para você e que agora esteja ciente de como funciona a inteligência artificial e o seu papel hoje, dentro das organizações.

Não deixe de seguir nossas redes sociais no Facebook Instagram e fique por dentro de nossas publicações!