Não é novidade que os consumidores estão cada vez mais exigentes em seus processos de compra, o que torna mais difícil para as empresas manterem sua carteira de clientes ativa e fidelizada. Por esse motivo, é importante saber
o que é gamificação e como usar essa prática de forma eficiente.
No ponto de venda, a gamificação é uma das principais aliadas do varejista. Isso porque pode ser utilizada para otimizar o atendimento ao cliente, oferecendo benefícios e motivos para que eles mantenham um relacionamento próximo com a marca, retornando para novas transações.
Pensando nisso, apresentamos neste artigo o que é gamificação e
como essa prática contribui para melhorar o relacionamento com seus clientes e otimizar seus resultados de negócio. Leia até o final para conferir!
Afinal, o que é gamificação?
A gamificação, ou gamification (em inglês), consiste na prática de adotar elementos de jogos em outros processos e atividades com o objetivo de
engajar pessoas e otimizar resultados, levando a comportamentos específicos, esperados pela empresa ou organização.
Assim, ela pode ser utilizada para diversos fins, inclusive pelo varejo para otimizar seu relacionamento com clientes e fazer com que eles se sintam engajados com a marca.
Como ela impacta no atendimento e fidelização do cliente?
A gamificação é uma importante aliada dos varejistas. Seu uso permite
oferecer aos consumidores uma experiência de compra mais interessante, incentivando a criação de um relacionamento de longo prazo com o estabelecimento, ou seja, construindo fidelização.
Para isso, é preciso identificar quais elementos de jogos são interessantes e impactam as atitudes de seus consumidores. Um exemplo disso são os estabelecimentos que oferecem programas de fidelidade, incentivando o consumidor a voltar ao local para coletar pontos e usá-los para trocar por benefícios e recompensas — assim como muitos jogos fazem.
De forma geral, é preciso
criar desafios e oferecer incentivos para que os clientes sempre retornem ao local. Assim, a experiência é sempre uma novidade e o consumidor se sente mais motivado a permanecer no relacionamento.
Quais ferramentas podem ser usadas para isso?
Para usar a gamificação em sua estratégia de relacionamento com os clientes, é possível adotar diferentes ferramentas que utilizam a técnica em suas funcionalidades. Abaixo, apresentamos as principais delas. Confira!
Pontos
Os programas de fidelidade são usados para
incentivar a recompra e retorno do cliente ao estabelecimento. Nele, o participante adquire pontos que podem ser trocados por prêmios e recompensas, assim, cria-se um desafio para que ele consiga alcançar uma pontuação específica para ganhar o benefício.
Cashback
O modelo cashback é outro formato que oferece um benefício como retorno para as transações realizadas pelo cliente no comércio. Nesse caso, não é necessário atingir uma quantidade mínima, o consumidor recebe um percentual monetário de volta em cada compra, o que é visto como uma grande vantagem.
Clube de benefícios
O clube de benefícios é um modelo de fidelização utilizado para incentivar que o cliente mantenha suas compras com os mesmos varejistas para que possam juntar valores e fazer sua troca em benefícios diversos, não apenas na empresa. Para isso,
é preciso contar com um parceiro especializado no assunto.
Fica evidente que a gamificação é uma prática importante para garantir aos clientes mais vantagens em seu processo de compra, bem como criar elementos que os motivam a retornar e fazer novas transações com a marca.
Gostou de saber
o que é gamificação e como ela pode ser usada para otimizar os resultados do seu negócio? Então, nos siga nas redes sociais para receber mais conteúdos como este na sua timeline.
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