O impacto da tecnologia trouxe novas ferramentas e práticas capazes de influenciar até mesmo nos modelos de negócio das empresas. Nesse contexto, estas tecnologias apresentam inovações para os recebimentos e pagamentos, como o NFC, o QR Code e os pagamentos recorrentes. Assim, cobranças recorrentes se popularizaram e ajudaram a definir formas modernas de prestação de serviços e facilitação dos recebimentos. Desde então, esse tipo de pagamento está em alta nos pequenos e grandes negócios e foi adotado por empresas como a Netflix e o Spotify.
O pagamento recorrente é utilizado para cobrança de produtos ou serviços com uma frequência determinada, geralmente por meio de planos, assinaturas e mensalidades. Por isso, ele é muito adotado em mensalidades escolares, de academias, cursos online e envio de produtos selecionados, como vinhos, livros e produtos de maquiagem.
Logo, conhecer essa modalidade de pagamento pode ajudar na estratégia dos negócios.
A forma de cobrança ideal para receber recorrentemente pode variar de acordo com os benefícios e particularidades de cada meio de pagamento. Portanto, quem deseja começar a adotar o pagamento recorrente deve pesquisar e entender qual opção se adequa melhor às suas necessidades.
Para emitir e receber de forma recorrente, diversas empresas e profissionais autônomos têm optado por um intermediador de pagamentos. Desta forma, basta criar uma conta gratuita e começar a emitir. Geralmente, a tarifa só é cobrada por essas plataformas quando o pagamento é confirmado.
Com este sistema, é possível definir o tipo de cobrança: por boleto, carnê ou cartão. A partir dessa definição, o cliente pode receber um boleto automático dias antes do vencimento, obter um carnê com todas as parcelas disponíveis ou ainda ter o valor debitado automaticamente na cobrança no cartão de crédito. O número de parcelas da cobrança pode ser definido a partir de um prazo específico ou por tempo indeterminado.
Antes de implementar métodos de recorrência em um empreendimento, é necessário entender o modelo de negócio da empresa. Para quem trabalha com serviços prestados continuamente ou com assinaturas de produtos, a utilização do pagamento recorrente é a principal escolha feita pelas empresas.
No entanto, mesmo que todo o modelo de negócio não seja voltado para esse meio de pagamento, é possível criar produtos e serviços que ofereçam uma renda frequente para as organizações.
Afinal, como esse tipo de cobrança também pode ser bimestral, trimestral, semestral e até anual, o empreendedor pode ter mais flexibilidade ao definir produtos e serviços capazes de ajudar a contar com as vantagens da recorrência.
Os motivos para adotar um modelo de pagamento recorrente são variados entre as empresas. Além da redução da inadimplência, a automação do processo poderá gerar vantagem competitiva, uma vez que há ganho de tempo e possibilidade de atuação em outras frentes da empresa.
A gestão de negócio também é beneficiada por meio de informações compiladas que permeiam a previsão de lucros de forma transparente e com dados enxutos. E por fim, essa automação pode otimizar a fidelização do cliente, já que o modelo de recorrência permite aperfeiçoar o relacionamento com o consumidor.
Receber de forma automatizada é um dos principais benefícios da cobrança com pagamento recorrente. Esse método permite que as empresas possam otimizar o tempo e ganhar em produtividade, já que a emissão é feita apenas uma vez e o cliente pode recebê-la de forma periódica.
Por ser realizado de maneira automática, o processo também se torna mais organizado, principalmente quando é feito por um sistema de pagamentos online. Em um só lugar, a plataforma possibilita o reenvio da cobrança, a definição dos juros e multas, caso ela não tenha sido paga até o vencimento, e o controle dos pagamentos confirmados.
No Brasil, a taxa de inadimplentes é uma das principais dificuldades de quem tem um negócio. Só em abril de 2019, 63,4 milhões de brasileiros integravam o número de devedores no país, de acordo com o Serasa Experian. Nesse contexto, vender a prazo ou parcelar compras sem um meio formal de cobrança, pode ser considerado um risco.
A utilização de métodos de pagamentos recorrentes poderá mitigar a inadimplência, auxiliar na gestão do seu negócio e automatizar processos. Dessa forma, a cobrança pode ser realizada no cartão de crédito do consumidor ou pelo Débito Direto Autorizado de boletos e parcelas de carnês. Ainda é possível contar com ferramentas para enviar lembretes das cobranças aos clientes. Assim, o recebimento das faturas sempre em dia poderá reduzir o risco de esquecimento e aumentar a possibilidade de pagamento da cobrança dentro do prazo estipulado.
A retenção dos compradores é outro fator que pode ser influenciado pela implementação do pagamento recorrente nas empresas. Com mais facilidade no momento da cobrança, a experiência do cliente pode ser impactada positivamente e interferir na sua fidelização.
Além disso, a automação do pagamento pode ajudar a manter o cliente consumindo determinado produto ou serviço, já que ele contrata o serviço por um período predeterminado. Logo, o consumidor não precisa renovar constantemente a assinatura, apenas solicitar o cancelamento, se for preciso.
Dessa forma, com mais clientes fiéis, os empreendedores podem aperfeiçoar a previsão de fluxo de caixa e aumentar a lucratividade empresarial.
Portanto, o pagamento recorrente pode ser mais uma opção de cobrança capaz de ajudar as empresas a inovarem e facilitarem a sua gestão financeira. Assim, saber mais sobre esse método de pagamento é o primeiro passo para que empreendedores compreendam as tendências de pagamento e como elas podem influenciar nos modelos de negócios.
Fonte: Exame, 29 jul 2019 – https://www.exame.abril.com.br