Plataforma White Label: Como é e como funciona?

Com a popularização dos negócios digitais, diversas soluções começaram a despontar no mercado para quem busca criar sua empresa na internet. Uma delas é a plataforma White Label, que promete facilitar a vida do empreendedor.

Entre as maiores dificuldades de quem busca adentrar no mundo da tecnologia e se destacar nesse contexto digital está a falta de conhecimento acerca de como as soluções funcionam e de que forma é viável montar uma infraestrutura de acordo com as necessidades do negócio.

Nesse sentido, uma plataforma White Label pode ser a porta de entrada para esse novo mercado digital, permitindo que o empreendedor possa criar e gerir seu negócio na internet de maneira muito mais rápida e sem conhecimentos aprofundados. Entenda mais sobre o assunto a seguir!

 

O que é Plataforma White Label?

Para iniciar um negócio na internet — um e-commerce, por exemplo —, é preciso lidar com várias questões tecnológicas, como o desenvolvimento de toda a infraestrutura que permitirá que a loja virtual funcione.

Acontece que montar esse aparato tecnológico pode ser um grande desafio para pequenas e médias empresas ou até mesmo para startups, as quais, muitas vezes, não dispõem de recursos humanos e financeiros para uma empreitada como essa.

A partir dessa necessidade, surgiu o conceito de plataforma White Label, que é um modelo de parceria entre empresas que querem adentrar o mundo digital e companhias de tecnologia. Dentro desse contexto, organizações desenvolvem soluções de marca branca, ou seja, imparciais e customizáveis.

Dessa forma, podem comercializar tais soluções prontas para empresas que buscam desenvolver negócios digitais. Assim sendo, estas últimas têm apenas que inserir suas informações, identidade visual e demais detalhes acerca do negócio.

Na prática, isso permitiu o desenvolvimento de diversas empresas que hoje são famosas, como Uber, Airbnb, entre outras. Elas utilizaram plataformas White Label para dar início aos seus negócios e depois disso puderam investir em tecnologia própria.

Como você pode perceber, o modelo White Label é ideal para pequenas empresas que estão buscando criar um negócio digital, mas não têm conhecimento ou um grande montante para investir no desenvolvimento de suas próprias soluções, tendo assim a oportunidade de utilizar algo “pré-pronto”.

 

Dentro desse contexto, o e-commerce é um dos melhores exemplos, sendo a plataforma White Label mais simples de se encontrar no mercado. Porém, não existem limites e, independentemente da solução de que você precisa, sua empresa poderá encontrá-la.


Então, em vez de investir pesado no desenvolvimento de plataformas sem ter a certeza de retorno, é possível contratar uma solução tecnológica pré-fabricada que auxiliará no teste de produtos e serviços assim como na busca por investidores, aumentando a velocidade com que sua empresa poderá adentrar no mercado. 

Como "ela" funciona?

Empresas especialistas no desenvolvimento de soluções White Label são também conhecidas como fábricas de  e contam com equipes multidisciplinares e especialistas em tecnologia, garantindo assim o desenvolvimento das melhores soluções.

Após a contratação de um white label, seu time poderá trabalhar em conjunto com o fornecedor de software a fim de configurar a solução da melhor maneira para o seu negócio. Também poderão ser feitos ajustes e criação de novos módulos de acordo com as demandas do seu mercado de atuação e da sua empresa.

O fornecedor da solução garante o suporte, que deverá ser acordado em contrato de nível de serviço entre as partes, atendendo a questões como rapidez na resolução de chamados, técnicos in loco, entre outros pontos.


Ao finalizar a configuração de uma plataforma White Label, ela ficará totalmente coberta com a identidade visual de sua marca, diferenciando-se de outras plataformas que utilizam a mesma solução. Isso vai demonstrar aos seus clientes que tal solução é exclusiva da sua empresa.

Quais as Vantagens de uma Plataforma White Label?

Até aqui você já deve ter se dado conta de que existem várias vantagens na utilização de uma plataforma white label em relação ao desenvolvimento interno, não é mesmo? Porém, vamos listá-las para que essa compreensão fique mais clara.


Menor Custo de
Desenvolvimento

Menor Risco de
Implementação

Ao contrário de desenvolver uma solução do zero com a compra de equipamentos e contratação de profissionais especializados, o uso de um White Label é bem menos custoso para a sua empresa , na medida em que ela terá que arcar apenas com a mensalidade da plataforma.

Em sua grande maioria, esse tipo de solução é desenvolvida em nuvem, sendo que não é preciso nem ao menos arcar com os custos de servidores e demais equipamentos, pois fica tudo incluso na mensalidade acordada em contrato.

Ao desenvolver uma plataforma interna, principalmente em novos negócios, corre-se o risco de perder o trabalho caso a empresa não consiga deslanchar, sendo que esse tipo de software exclusivo é muito difícil de comercializar.

Com o uso do White Label, é possível colocar uma empresa no mercado para a realização de testes com o mínimo possível de custos e sem nenhum risco, pois, caso a ideia não dê certo, basta interromper as operações sem nenhum ônus.

Sem Necessidade de Conhecimentos em Programação!

Em uma grande maioria, os negócios digitais nascem da visualização de necessidades e partem de pessoas com pouco ou nenhum conhecimento profundo sobre tecnologia, o que dificulta o desenvolvimento de uma solução própria.

Os fornecedores de soluções White Label ofertam uma equipe altamente capacitada e preparada para sanar todas as suas dúvidas e trabalhar junto com a sua empresa para a melhor adaptação da plataforma a todas as necessidades de seu negócio sem que você entenda de programação.

Rápida Iserção no Mercado.

Por último, deixamos uma das melhores vantagens de se utilizar soluções White Label: a rápida entrada no mercado. Negócios digitais têm que ser dinâmicos para aproveitar as oportunidades que surgem. Muitas vezes, é impossível esperar um ou dois anos pelo desenvolvimento de uma solução.

Escolhendo o fornecedor correto com uma boa plataforma, é possível estar inserido no mercado em menos de um mês, caso exista algum desenvolvimento extra, ou, até mesmo, em apenas alguns dias.

Com isso, chegamos ao fim deste post e esperamos que ele possa ter esclarecido para você o que é uma plataforma White Label, como ela funciona e quais as vantagens de utilizar essa tecnologia no desenvolvimento de negócios digitais.

A ZazTech conta com um time especializado que pode ajudar você a enfrentar os desafios do mercado com as melhores tecnologias. Entre em contato conosco agora mesmo!