Pós-venda: Conheça as melhores estratégias para reter Clientes.

A relação das empresas com seus consumidores e potenciais clientes evoluiu muito nos últimos anos, e essa evolução colocou o pós-venda no centro das atenções.

Uma mistura de venda e relacionamento, essa etapa tem como função fidelizar os clientes. Ela se tornou mais importante à medida que as empresas se conscientizaram que manter um cliente sai muito mais barato do que conseguir um novo.

No artigo de hoje, listamos 3 estratégias de pós-venda que vão ajudá-lo na tarefa da fidelização de clientes. Leia até o fim e comece a reter seus consumidores agora mesmo! Vamos lá?

Antecipe as necessidades dos clientes.

O momento crucial para a fidelização de um consumidor é imediatamente após a compra. Nesses primeiros dias, o nível de ansiedade causado pelo uso de um novo produto é grande e ele se pergunta se fez a escolha certa ao adquirir aquele item. Ou seja, é fundamental que essa pessoa não se sinta sozinha.

Aproveite esse momento para se relacionar com ela de alguma forma. Por exemplo, faça uso dos dados cadastrais fornecidos no momento da compra para enviar sugestões de utilização do produto ou mesmo indicar novos itens que vão ajudá-lo a resolver o problema.

Faça follow up com os clientes.

Se os consumidores voltam ao seu estabelecimento alguns dias depois da compra, você tem uma chance de ouro para ouvir opiniões, dar dicas e trocar informações.

Não permita que o seu relacionamento com as pessoas que compram de você se encerre quando elas saem pela porta. A sensação de continuidade no processo de aquisição é o que leva à fidelização de clientes.

Fazer follow up é justamente isso: dar o acompanhamento depois de realizada uma venda. Esse acompanhamento serve para orientar e se relacionar com o novo cliente por algum tempo.

Use a tecnologia para ajudar no relacionamento.

A maior arma da fidelização de clientes é, sem dúvidas, a tecnologia. Ela atua para otimizar processos, compreender o comportamento de compra do consumidor (permitindo que novos produtos sejam oferecidos) e oferecer comodidade nas compras. Além disso, o uso da tecnologia permite oferecer certos benefícios únicos aos clientes de um estabelecimento.

Um bom exemplo são as ações de marketing direcionadas à satisfação dos consumidores: sorteios, cupons de desconto e programas de fidelidade que atribuem pontos por compras e restituem parte do valor gasto (processo conhecido pelo nome de cash back).

Além disso, é possível usar mecanismos tecnológicos para oferecer meios de pagamento diversificados e outras ferramentas de fidelização. A necessidade de dar atenção ao pós-venda para fidelizar consumidores, embora não seja recente, é uma das fórmulas do momento para um estabelecimento se diferenciar.

Para atingir sucesso com o seu negócio é necessário dar a esse aspecto a relevância que ele merece. Acredite: os clientes, cada vez mais exigentes e conscientes do que esperam de uma empresa, vão reconhecer e se fidelizar!

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