A sua empresa conta com algum tipo de cadastro de cliente? O quão eficiente é a ferramenta que você usa? Caso algum consumidor tenha feito uma compra um ano atrás, é possível identificar os itens adquiridos?

As respostas para essas perguntas podem fazer a diferença entre criar experiências únicas para os seus clientes e fidelizá-los ou ser apenas mais um player comum no mercado hoje.

Conforme a tecnologia avança, temos cada vez mais oportunidades de melhorar o relacionamento com o cliente e tomar ações proativas, que aumentam a rentabilidade dos negócios.

Ao longo deste texto, vamos falar mais sobre o assunto. Boa leitura!

A importância do cadastro de cliente.

Um bom cadastro de cliente pode auxiliar o seu negócio de várias maneiras, permitindo entender melhor o seu público, suas demandas e preferências, diminuindo assim os custos envolvidos na captação de novos leads.

Além disso, esse conhecimento também serve para realizar a projeção de vendas de seu negócio, uma vez que é possível compreender o comportamento de compra de cada um de seus clientes de forma individual.

Dessa maneira, você pode trabalhar com a criação de estratégias direcionadas de forma exclusiva para cada perfil, aumentando as chances de fidelização e conversões.

O cadastro de cliente centraliza as informações de quem faz negócio com sua empresa, sendo que assim você pode verificar quem são eles e focar em pontos de contato que mantenham essa relação, economizando com divulgação ao mesmo tempo em que aumenta o ticket médio.

As principais informações.

Existem algumas informações básicas que devem fazer parte de seu cadastro e será por meio delas que você poderá identificar cada um dos consumidores. São elas:
  • nome ? completo;
  • e-mail ? utilizado para comunicação de promoções e novidades;
  • telefone ? para contatos mais precisos;
  • endereço ? para o envio de folders e outros materiais;
  • data de nascimento ? para verificação de perfil e geração;
  • sexo ? também para composição de perfil;
  • CPF ? número único de identificação.
Além dessas informações, um bom cadastro de clientes também conta com dois históricos: um de compra, no qual são listados todos os itens já adquiridos pelo cliente, como também um de contatos, no qual se demonstra comunicações realizadas com promoções.

Isso auxilia a identificar quais são as preferências do consumidor e quais peças publicitárias podem fazer efeito, atraindo a sua atenção, como promoções, descontos, programas de pontos e fidelização, produtos complementares, entre outras ações.

O papel da tecnologia.

Estamos vivendo em plena era da tecnologia da informação, com o surgimento de vários modelos de ferramentas no mercado. Hoje, é possível contar com plataformas que controlam totalmente o cadastro de cliente de forma centralizada. Ou seja, pode dar adeus às planilhas complicadas de reproduzir e acompanhar. Com alguns cliques, seus colaboradores poderão encontrar de forma rápida todas as informações de determinado cliente, facilitando o trabalho e criando um atendimento muito mais personalizado.

Além disso, sempre que uma nova informação for inserida no sistema, ela já estará disponível para todos os colaboradores, com atualizações em tempo real, o que também permite a automação de determinadas tarefas, como o envio de e-mails personalizados. O cadastro de cliente deixou de ser apenas um simples controle para se tornar uma ferramenta muito útil dentro do setor de vendas das empresas, facilitando o contato direto e o entendimento do público-alvo na totalidade.

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