Saiba o que um Software de Fidelização de Clientes pode fazer pela sua Empresa.

Uma dúvida comum entre os gestores hoje é: como se destacar dos demais concorrentes? A resposta pode estar na contratação de um software de fidelização de clientes.

Cada vez mais é preciso inovar na hora de atrair mais consumidores, uma vez que a globalização e as novas tecnologias tornaram o mercado muito mais competitivo e derrubaram fronteiras.

Neste post, vamos mostrar para você do que se trata um software de fidelização de clientes, como ele funciona e quais as suas vantagens para qualquer empresa, independentemente de seu ramo de atuação. Boa leitura!

Como funciona a fidelização de clientes?

Fidelizar clientes por meio de “programas de fidelidade”, é uma ótima maneira de agregar novos consumidores e mantê-los fiéis, porém, o conceito acabou sendo distorcido ao longo do tempo e perdendo valor pela falta de expertise em sua implantação.

Na maioria dos casos, as organizações acreditam que basta criar qualquer tipo de recompensa que, consequentemente, suas vendas aumentarão de forma natural. No entanto, um programa de fidelidade vai muito além disso.

Essa falta de noção das empresas na hora de fidelizar acaba gerando um sentimento contrário nos clientes, que veem esses programas de fidelização genéricos como apenas uma estratégia apelativa para conquistá-los, repelindo, assim, a organização.

Um programa de fidelidade eficiente tem o poder de aumentar as vendas exponencialmente, selecionando os clientes certos para o negócio e oferecendo benefícios que realmente tornem tais consumidores fiéis à sua marca.

Ou seja, um programa de fidelidade vai muito além de dar descontos e cadastrar dados de clientes. É na gestão dessa complexidade que um software especializado pode fazer toda a diferença para o seu negócio perante seus concorrentes.

O que é um software de fidelização de clientes?

É praticamente impossível criar e gerir um programa de fidelidade sem o auxílio da tecnologia, que se faz presente em um software especializado, fornecido por uma empresa com know-how sobre o assunto e participação em diversos projetos no mercado.

Imagine como seria a gestão de um programa de fidelidade sem o auxílio de um sistema para isso. É preciso realizar a coleta de vários dados acerca de todos os seus clientes, monitorar compras e visitas, verificar o cumprimento de regras de benefícios, entre várias outras atividades que tomariam um tempo enorme de sua equipe.

Um bom software de fidelização de clientes é capaz de agregar todas essas tarefas de forma automatizada, garantindo muito mais controle e integrando com as informações oriundas de outras soluções como ERP, CRM e canais de comunicação.

Podemos conceituar um software de fidelização de clientes como uma solução tecnológica que centraliza todas as informações acerca de seu programa de fidelidade, realizando a automação de tarefas e gestão e fornecendo dados gerenciais.

Quais são as vantagens de adotar um sistema especializado?

Separamos 3 grandes vantagens da utilização de um sistema especializado no gerenciamento de seu programa de fidelidade e que demonstram a importância de escolher com sabedoria a ferramenta a ser utilizada. Acompanhe!

Divulgação

Um software de fidelização dos clientes pode estar integrado a um site, utilizado para a divulgação de seu programa de fidelidade, permitindo que não só novos clientes consigam visualizar as vantagens oferecidas pela sua empresa, como também os consumidores já ativos possam consultar pontos e benefícios.

Em tempos de redes sociais e novas mídias, esse modelo de divulgação digital pode ser muito mais rentável, exigindo menos investimento e trazendo um maior retorno a longo prazo do que os anúncios tradicionais em TV , rádio e outros difusores de massa.

Comunicação

Um software de fidelização de clientes agrega um grande número de dados acerca de seus clientes, suas preferências, histórico, contato e várias outras informações valiosas na jornada para fidelizar. Tudo isso é fundamental para melhor a comunicação e o atendimento aos clientes.

Um sistema especializado não trata apenas de gerenciar descontos e fornecer benefícios, ele é uma ferramenta estratégica que pode trazer diversos dados fundamentais para uma melhor tomada de decisão para os negócios.

Agregar dados de comunicação com os clientes funciona como uma forma de personalizar ainda mais o atendimento a cada um deles, criando uma experiência única que levará a sua empresa a um novo patamar, destacando-se no mercado.

Gestão

Por último, a grande vantagem oferecida por um software de fidelização de clientes é a capacidade de gerenciar dados e fornecer todo tipo de informação estratégica de gestão como detectar tendências, manter históricos, criar ofertas customizadas, entre outros pontos.

Com a customização existente nesse tipo de sistema, sua empresa poderá determinar quais dados têm uma maior relevância para o seu negócio e criar relatórios gerenciais baseados neles para subsidiar as suas decisões.

Os benefícios e vantagens são o que realmente atraem os clientes, porém, não são o que os fidelizam. A gestão correta das informações coletadas e as preferências de seus consumidores serão a principal arma a ser utilizada na criação de um relacionamento duradouro.

Afinal, por meio de um sistema especializado é possível identificar, por exemplo, quais clientes, região, idade, gênero e demais filtros preferem realizar a compra de alguns produtos em determinada época do ano.

Com isso, existe uma grande vantagem competitiva, pois pode-se fomentar promoções e descontos personalizados e exclusivos a esses clientes, demonstrando um cuidado muito mais dedicado aos consumidores e, consequentemente, fidelizando-os.

Como escolher um software adequado?

Agora você sabe que um software de fidelização de clientes é algo fundamental para um programa de fidelidade de sucesso, porém, ainda existe um problema. Como escolher a melhor ferramenta em um mercado tão amplo?

O primeiro passo é determinar quais são as suas demandas para um programa de fidelidade como pontuação, benefícios, descontos, integração, cartão e outras possibilidades dentro desse contexto.

Apenas isso já poderá ser muito útil na busca do melhor sistema, uma vez que nem todas as plataformas estão preparadas para fornecer uma solução completa em termos de fidelização.

Outro ponto fundamental é verificar o know-how da empresa e buscar referências acerca de sua plataforma no mercado, sendo que isso também poderá distinguir as boas ferramentas e auxiliar a encontrar a que melhor se adéqua ao seu negócio.

A ZazTech é especializada em programas de fidelidade e oferece as melhores soluções do mercado. Entre em contato conosco e veja o que podemos fazer por você!