Explosão de Fintechs: 5 razões para sua empresa ter seu próprio bank

Já ouviu falar sobre a explosão de Fintechs? Trata-se da atual situação onde as fintechs estão revolucionando a forma como as pessoas lidam com seu dinheiro.

É devido à febre dos bancos digitais que esse processo se tornou mais rápido, transparente e econômico. E sinceramente, não podemos negar que o público tem gostado muito disso.

A verdade é que as fintechs, ou seja, as empresas que ofertam soluções bancárias – como conta digital, cartão de débito entre outros – mesmo sem ser um banco, já são identificadas como um desafio considerável para os bancos.

E assim, tanto consumidores quanto as empresas estão conseguindo enxergar uma baita oportunidade. Isso porque com o modelo Fintech as a Service, qualquer empresa pode oferecer serviços financeiros, sem ter que adquirir uma infraestrutura específica para este tipo de serviço.

Não há necessidade de contratos burocráticos e nem mesmo a necessidade de investir uma montanha de dinheiro para ofertar serviços financeiros.

Graças a uma crescente inovação no setor financeiro, diversas empresas estão comprando ou desenvolvendo internamente suas próprias startups. Foi assim em 2020 com o Magazine Luiza e com a Rappi, que passaram a ter os próprios braços de serviços bancários, integrado à um aplicativo.

Ainda há uma infinidade de oportunidades de avanço e surgimento de novas fintechs. Esse tipo de serviço proporciona uma nova experiência, que é o fácil acesso aos serviços de um mercado que há pouco tempo atrás era altamente tradicional.

Mas detalhando algumas das razões pelas quais a sua empresa também deve ter a sua própria fintech, destacamos abaixo as 5 principais:

Entender o comportamento de consumo

Com seu próprio ecossistema financeiro, é possível conhecer e explorar mais a fundo o perfil do seu público-alvo, podendo elaborar estratégias eficazes de acordo com seus hábitos de consumo.

Apresentar soluções que atendam as dores dos seus clientes contribui muito na jornada de retenção.

Além disso, se o seu cliente te enxerga não apenas como um fornecedor, mas sim como o provedor de soluções, inclusive financeiras, esteja certo de que você será muito mais lembrado.

Aumento das Vendas

Uma vez que você conhece as tendências e os comportamentos do seu consumidor, também consegue aprimorar seus serviços para melhorar sua experiência de compra. Consequentemente, você consegue fidelizar clientes e gerar aumento em suas vendas.

Ter uma solução BaaS não significa somente ofertar serviços financeiros aos seus clientes, mas também agregar mais produtos ao seu portfólio, com mais oportunidades de geração de receita. 

 Lucro com transações

Além de gerar valores com a venda de produtos e serviços, a sua empresa pode lucrar com as transações geradas diariamente pelos clientes.

Independência de intermediários financeiros

Com a sua própria solução financeira, sua empresa não precisará mais de intermédios para transações, como bancos, adquirentes e subadquirentes, o que reduz consideravelmente o gasto com tarifas.

Diferencial competitivo

Diversas empresas de segmentos variados já aderiram a ter a sua própria Fintech. Além de alavancar receitas e ganhar força de mercado, o empreendimento que tem suas próprias soluções bancárias também se posicionam muito à frente dos concorrentes.

O segmento financeiro tem sido um dos principais alvos do ecossistema de inovação. Portanto, ofertar soluções modernas é um meio de ser percebido pelo seu público nas vantagens que a tecnologia vai proporcionar a ele: mais agilidade, praticidade e comodidade.