O que é PDV?

  No varejo, o ponto de venda diz respeito aos locais onde as mercadorias são expostas.  Pode ser um supermercado, uma loja de conveniência, um quiosque ou até mesmo uma banca de jornal.

  E na indústria, atua subsidiando o merchandising nos pontos de venda, com o objetivo de atrair a atenção do cliente para determinado produto e, assim, destacá-lo entre a concorrência.

 Ponto de Venda serve para aproximar o cliente do produto, objetivando a concretização do negócio. Ele tem como propósito oferecer uma boa experiência e, assim, fortalecer a relação entre a marca e o consumidor.

 Ou seja, é importante que o local seja administrado de forma estratégica, a fim de despertar o interesse e criar uma conexão com a clientela. Por isso, um PDV bem posicionado e organizado eleva as chances de venda de determinado produto. Além disso, facilita questões técnicas referente à frente de caixa, como registro da venda, trocas e devoluções. É provável que você já tenha algumas ideias de iniciativas para adotar no seu empreendimento.

Como fazer a gestão do PDV?

  Já passamos por alguns exemplos de ações para fazer no ponto de venda. Você confere agora algumas dicas práticas para fazer a correta gestão do seu PDV.

  • Diversifique as formas de pagamento

  Há várias formas de pagamento disponíveis. No dinheiro, parcelado na maquininha de cartão de crédito e débito, boletos e carnê são algumas das opções. Quanto mais alternativas você oferecer, maiores são as suas chances de faturar.

  • Conte com boas ferramentas

  O uso de softwares é fundamental para garantir a agilidade e a excelência na condução das vendas de qualquer estabelecimento.  Com um software para PDV, além de registrar a venda, é possível baixar o estoque de forma automática.

  • Treine seus funcionários

 Sua equipe sabe o que é PDV e, principalmente, como operar nele? Não adianta investir em equipamentos se o seu pessoal não está preparado para usá-lo ou mesmo lidar com seus clientes e parceiros. Investir nas pessoas é fator fundamental para garantir o sucesso da sua operação.

  • Faça parcerias com a indústria

  Você agora já sabe que a indústria tem muito interesse em explorar os PDVs para expor suas marcas e produtos.  Então, aproveite as oportunidades para negociar brindes e promoções que possam tornar a experiência do seu cliente mais interessante na loja. Não tem mistério para vender bem e vender mais, não é?

  Ao acompanhar o artigo, você viu que o que é PDV e aprendeu algumas formas de usá-lo a favor do seu negócio. Seguindo os passos e dicas listadas neste texto é possível otimizar a operação e construir uma relação mais forte com o seu público-alvo. Com isso, você se destaca da concorrência e pode alavancar as vendas da sua empresa.

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                                                                                                                                           MARIANE GONÇALVES DIAS
                                                                                                                                                 Marketing – ZAZTECH.