CASHLESS, um novo meio de pagamento para o seu evento!

    O mundo anda em constante mudança, e a tecnologia continua avançando como nenhum outro setor, mas existem coisas que não mudam, não é mesmo, por exemplo as filas dos bares de casas noturnas e eventos

    Já imaginou poder dar adeus para as fichas de consumo em papel, que os clientes perdem, molham e sujam, ou não precisar lidar com o troco em dinheiro e ficar tudo registrado no seu sistema. Desde o pedido por comanda, passando pela venda até a entrega ao cliente.  Atualmente existe uma evolução dos meios de pagamentos para muito além do dinheiro em espécie. A tendência para o futuro é a criação de uma economia descentralizada das cédulas e moedas, migrando para um formato digitalmente avançado de pagamentos Cashless.

    O aumento do uso de meios eletrônicos de pagamento, como pagamentos móveis, poderiam gerar inúmeros benefícios, esse ganho resultaria na diminuição de roubos e de recebimento de cédulas falsas. Tal cenário é propiciado pela conectividade em rede, por aplicativos e tecnologias, como o pix é, o nosso queridinho, certo?

Quando se trata do formato cashless, o que é?

    Como o próprio nome sugere, Cashless é um sistema de pagamento 100% sem dinheiro, desenvolvido para agilizar e trazer mais segurança nas transações financeiras em eventos e estabelecimentos.             
Os pagamentos via Cashless são extremamente flexíveis e podem ser realizados utilizando um cartão NFC ou pulseira. Com isso, o cliente pode consumir sem precisar se preocupar em passar o cartão de débito, crédito ou dinheiro. Para realizar uma transação Cashless, basta possuir algum aparelho com a tecnologia mobile.

    Geralmente, os grandes eventos utilizam pulseiras NFC para realizar o procedimento.
   Para isso, os participantes recebem essas pulseiras e as carregam com crédito pré-pago. Assim, durante o evento, basta escolher o produto e aproximar a pulseira do leitor. Pronto, a transação foi efetuada e os créditos foram descontados.                 Exemplos de eventos que já utilizam é o grande festival de música Lollapalooza (imagem ao lado demonstra o modelo deles).

    Outra maneira de implementar o sistema Cashless, é utilizando cartões NFC.
   O sistema funciona da mesma maneira que a pulseira. Porém, esse tipo de solução é mais encontrada em bares e baladas.
Abaixo um modelo.

“Mas qual modelo é melhor?”

   Bom, depende muito do tipo de evento. Se for um bar ou uma balada fechada, é mais fácil utilizar o cartão, visto que, ao final da festa, os participantes podem devolvê-lo.

   Agora, se for uma festa grande como blocos de carnaval, grandes festivais e micaretas, as pulseiras são mais indicadas. Através delas, é possível realizar o consumo e também, o controle de acesso. Substituindo os tradicionais tickets de papel.

E claro que a Zaztech tem mais uma opção para o seu negócio!

   Além  do Cashless, temos a modalidade comanda eletrônica, ou melhor, o famoso paga na saída. Esta é uma função mais utilizada em festas e normalmente acompanha um cartão NFC (como o da imagem acima).
   Este formato utiliza o mesmo hardware do Cashless, porém já possuem estudos que comprovam o consumo elevado com o pagamento ao final da festa, pois o pagamento antecipado pode soar desagradável aos olhos do consumidor.

E aí, gostou da ideia? Bora utilizar nas suas festas e eventos?

Para ter mais informações sobre como utilizar esse produto em seu negócio, basta entrar em contato conosco.