Como revolucionar o seu negócio com FAAS - Fintech As A Service

A palavra fintech surgiu da união de duas palavras em inglês: financial (financeiro) e technology (tecnologia). 

   Fintech as a Service pode ser definida como uma startup de tecnologia bancária cuja principal função é permitir que outras empresas adicionem soluções de produtos e serviços financeiros aos seus modelos de negócios de forma totalmente personalizável. 

   Esses serviços, seja para outras fintechs ou outros setores da economia que precisam otimizar seu setor financeiro, se aplicam aos meios de pagamento e à concessão de crédito. 

  Imagine qualquer empresa adicionando uma solução de pagamento à sua plataforma de produtos e serviços. Isso pode ser feito por meio de uma API, que é uma interface de programação de aplicativos que permite a comunicação entre dois ou mais pontos diferentes. Assim, dá para entender que as empresas que prestam FinTech como serviço desenvolvem APIs e são responsáveis ​​pela criação dos produtos oferecidos, todos os testes e ajustes, e a parte burocrática de adequação às normas legais e operacionais.

  Ou seja: Fintechs são empresas que utilizam tecnologia para deixar serviços financeiros menos burocráticos, mais transparentes e acessíveis para seus clientes. 

Toda fintech é uma startup?

  Startups são empresas inovadoras que ainda estão em seus estágios iniciais, ou seja, empresas que acabaram de abrir o capital. A grande diferença é que as startups não estão focadas apenas no setor financeiro. Por outro lado, algumas fintechs podem ser startups. No entanto, isso não é uma regra. Algumas fintechs já se estabeleceram no mercado e deixaram de ser consideradas startups. Da mesma forma, startups que não atuam no setor financeiro não podem ser consideradas fintechs.

Serviços e produtos que podem ser oferecidos via FaaS e ajudar a gerar mais receita para seu negócio, entre as principais soluções que podem ser oferecidos, estão:

-> Abertura de conta digital;
-> Soluções de cartões de crédito e débito;
-> Pagamentos;
-> Transferências;
-> PIX;
-> Entre outros.

  A depender da API utilizada, sua empresa pode ampliar as ofertas para empréstimos, investimentos, contratação de seguros e muito mais.

Muitas pessoas confundem Fintech com Banco Digital, saiba diferenciar:

  Banco digital e fintech não são a mesma coisa, mas qualquer empresa pode dizer ser uma fintech, já que não existe nada que regule se colocar assim frente ao mercado. Com bancos, as coisas mudam um pouco de figura e isso ganha materialidade legal. Toda empresa que presta serviços financeiros no Brasil precisa seguir as regras do Bacen.

Já para uma fintech ser um banco, digital ou não, ela precisa atender a uma série de exigências bem complexas. 

  Em resumo, segundo as regulamentações vigentes no Brasil, podemos dizer que um banco digital é uma empresa reconhecida como instituição bancária pelo Bacen e que oferece serviços bancários de maneira 100% digital. Ou seja, um banco em que toda atividade, solicitação, pagamento, atendimento ou o que for, possa ser feito sem precisar se deslocar até uma agência ou escritório.

Dá para dizer, que nem todo banco digital é uma fintech e nem toda fintech é um banco digital mas são partes de um mesmo debate.

Fintech As A Service chegou para ficar!

Gostou da ideia de ter a sua Fintech? Entre em contato conosco e veja onde o seu negócio se encaixa!