Empreender e Investir: Como se tornar uma Fintech?

Aqui, iremos auxiliar as pessoas que estão em processo de escolha ou criação de negócios a se tornarem uma Fintech.

Entenda quais as exigências básicas para se empreender, conforme a visão do autor. No final do post, veja algumas práticas para auxilia-lo na sua decisão.

O que é preciso para Empreender com Fintech?

A primeira questão a ser resolvida antes de empreender é conhecer-se, reconhecendo em si os requisitos para tornar-se um empresário.

Atribui-se a Thomas Edison a frase: “Talento é 1% inspiração e 99% transpiração”.

Essa frase nos ajuda a perceber que aquela ideia de “1 milhão de dólares” não será garantia de sucesso caso a aplicação do processo não seja adequado.

As empresas que copiam ideias podem inclusive, crescer mais que as criadoras da ideia. Portanto, o sucesso ou o fracasso de empresas que aplicam ideias similares estará baseado na competência em executar os processos.

De qualquer forma, ter uma ideia original é extremamente importante para a criação de um novo negócio.

Para ajudar nesse processo, sonhar ainda é o principal. Certamente o “brainstorm” (do inglês: tempestade de pensamentos; pensar) ajuda e será mais produtivo, quando feito em conjunto com as pessoas envolvidas no projeto.

Duvidar das opiniões coletivas, é outra natureza do bom empreendedor. Quando se tem uma ideia em que a maioria diz ser impossível de executá-la, é bom que acender a luz de atenção, mas é necessária a seguinte pergunta: Por que não é possível?

Procure a opinião de especialistas e não se conforme com o coletivo, ou a impressão da maioria. “Toda unanimidade é burra!”

Faça perguntas com a curiosidade de uma criança e estude as alternativas de se resolver este impasse.

Estratégia: Jogar xadrez ajuda!

Jogar xadrez ajuda muito a exercitar a mente, para que ela se torne “expert” em soluções de problemas, catalogando as prováveis soluções e escolhendo a melhor saída. Porém, ainda assim, a melhor ferramenta para resolver o “impossível”, é a INTUIÇÃO. Não é preciso saber jogar xadrez para crer em sua intuição.

Acredite em sua intuição e trabalhe com ela. Acima de tudo, pense em vários cenários. Não seja rigoroso com a execução dos processos iniciais, porque eles irão mudar com o tempo e com a necessidade do mercado.

Uma boa forma de ilustrar como os processos mudam de acordo como vamos avançando na execução de um projeto é citar um estudo feito por um grupo de Australianos. Entre os anos de 2010/2016, o estudo se baseou em acompanhar a criação de mais de três mil empresas, desde apresentar do seu “plano de negócios” até a produção do projeto.

Destas mais de três mil empresas, apenas cinco reproduziram na prática o que estava descrito no plano de negócios, não mudando uma única linha do plano original, usando da maior fidelidade possível. Porém, todas as cinco faliram!

Empreender com Fintech é difícil? 

Demanda muito raciocínio e muito esforço?

A resposta a estas perguntas é: Sim!

E porque estamos lhe alertando para isso?

Porque passamos por essas mesmas situações no passado quando decidimos  definitivamente trilhar esse caminho. Chegamos ao ponto de nos tornarmos uma Operadora/Autorizadora de Cartões mesmo contra o juízo  da maioria das pessoas que julgavam o objetivo inatingível.

Conclusão:

Passamos muitas barreiras tecnológicas e legais que demandam esforços, estudo, competência e dinheiro.

Então é isso o que estamos colocando a disposição do seu projeto: Um passo gigante.

Com nossa plataforma, seu projeto inicia com os adjetivos de uma “Operadora de Cartões Private Label e Fintech” que operam no modelo B2B2C utilizando serviços Saas (Software as a Service) e BasS (Banking as a Service).

Resumindo: Temos para o seu projeto, qualidade com economia de dinheiro e tempo.

Veja aqui sobre o que estamos falando…