Com a concorrência acirrada, quem tem diferencial para atrair, encantar e fidelizar o cliente ganha destaque frente à concorrência, e é nesse cenário que a plataforma para programa de fidelidade ganha destaque.

Com essa ferramenta, fica muito mais fácil gerenciar o plano de fidelidade, e você ainda tem um histórico de compra do cliente, fator fundamental para o seu negócio oferecer ao consumidor soluções cada vez mais personalizadas.

Logo, ficar de fora dessa tendência pode significar mais custos com a aquisição de novos consumidores. Isso acontece porque, quando você ignora a importância da fidelização, passa a ter de investir pesado nas estratégias de marketing da sua empresa.

Quer saber como escolher a melhor plataforma para o programa de fidelidade do seu negócio? Então continue a leitura!

Por que investir em programas de fidelidade?

A tecnologia é uma aliada em vários aspectos e pode ajudar na hora de gerenciar melhor a sua carteira de clientes, facilitando a fidelização dos seus consumidores.

Com a eficiência de uma plataforma para programas de fidelidade, você tem disponíveis os dados dos seus compradores e o histórico de compras deles.

Para gestores do segmento de varejo, essa é uma excelente forma de escalar suas operações, otimizando recursos e ainda retendo o maior ativo de seus negócios: os clientes.

Portanto, mesmo que o seu empreendimento esteja crescendo em larga escala, é preciso ficar atento desde já para a implantação e integração da plataforma para programa de fidelidade, a fim de garantir os dados cadastrais dessas pessoas que já adquiriram algum item no seu negócio.

Com essas informações, além de programas de pontuação para descontos e prêmios, ainda é possível direcionar uma comunicação mais eficiente para o seu público, a fim de fidelizá-lo.

Entre os recursos dessa tecnologia está a oportunidade de integrar diferentes tecnologias para fazer a gestão do cliente, tornando possível aumentar o engajamento por meio de ofertas mais direcionadas, além de aumentar a socialização com a marca.

A gamificação é outro recurso da plataforma para programa de fidelidade que pode trazer vários benefícios para a sua marca.

Separamos para você os motivos pelos quais você deve considerar implantar um programa de fidelidade no seu negócio hoje mesmo! Acompanhe!

Menor custo na aquisição de clientes

Uma das vantagens mais significativas de adotar uma plataforma de programa de fidelização é que essa tecnologia pode guiar suas estratégias de marketing a partir das preferências do seu consumidor.

Ou seja, você pode fazer uma comunicação muito mais eficiente e precisa, de acordo com os hábitos de consumo dos seus compradores. Dessa forma, fica mais fácil atraí-lo e efetivar a venda, diferentemente de quando você trabalha com promoções genéricas, em que a preferência do cliente é totalmente ignorada.

Assim, o capital investido nos consumidores que sempre frequentam a loja será mais rentável que os recursos empregados em um novo cliente, cujas preferências são um mistério.

Aumento do ticket médio e das vendas

Nos programas de fidelidade, é comum que se estabeleça um valor mínimo para as compras e, em contrapartida, o cliente ganha alguma vantagem, como um acessório da marca ou frete grátis para compras acima de determinado valor.

Para chegar a esse valor, muitas vezes, o consumidor acaba incluindo itens em suas compras para atingir a meta de conquistar a “vantagem” ofertada. Dessa forma, para conquistar o prêmio do programa de fidelidade, acabam comprando mais.

Mas para uma boa estratégia de vendas, é importante estabelecer o prazo para vencimento dos pontos. Com isso, você garante o aumento recorrente das vendas, pois o cliente tem o impulso de comprar mais para aproveitar a retirada da gratificação.

Engajamento e fidelização

Um bom programa de retenção de clientes assegura que o cliente seja não só fiel à sua marca, mas também faz com que ele se engaje com a empresa.

O que isso significa? Que o seu consumidor passa a fazer a propaganda dos seus serviços e produtos para a rede de relacionamento dele, elevando as suas chances de vender mais.

Uma pesquisa da Buzzlead apontou que 92% das pessoas confiam mais na indicação de compra feita por um parente ou amigo do que qualquer outro tipo de propaganda.

É o chamado marketing de indicação, que além de ajudar na construção da sua marca, é muito mais barato do que investir em publicidade e propaganda em grandes veículos, como TV, revistas e até mesmo as redes sociais.

Como escolher a plataforma adequada ao seu negócio?

Agora que você já sabe a importância de investir em um programa de fidelidade, veja como escolher uma plataforma para o seu negócio!

Considere a credibilidade do fornecedor

Para evitar estresse desnecessário e surpresas desagradáveis, é importante que você pesquise a credibilidade do fornecedor. Você pode fazer isso entrando em contato com empresas que já contrataram o serviço, para verificar qual o nível de satisfação com relação à entrega.

Além disso, é importante fazer uma visita à sede do fornecedor para conhecer a estrutura física e a equipe. Uma busca por informações na internet, como em sites de reclamação, e até mesmo ir ao Procon da sua cidade para verificar se existe alguma reclamação que possa colocar à prova a credibilidade do fornecedor, são ações importantes.

Avalie se a ferramenta oferece integração entre os canais

Integrar todos os sistemas é fundamental para otimizar o tempo da sua equipe (e do cliente também), dar mais agilidade ao processo de fechamento da compra e facilitar a administração dos dados. Por isso, é fundamental verificar se a plataforma oferecida pode ser integrada ao sistema da sua empresa.

Em caso negativo, vale a pena analisar o que pode ser feito, já que o ideal é que toda operação fique concentrada em um só sistema.

Analise o custo-benefício

Você já deve ter ouvido o ditado que diz que “o barato sai caro”, não é mesmo? Logo, é importante considerar não somente o preço na hora de fechar o contrato do programa de fidelização, mas também a credibilidade e a eficiência das entregas do fornecedor.

Além disso, tenha em mente que o investimento no programa de fidelidade trará para você várias vantagens, como a otimização das suas ações em marketing, aumento das vendas e do ticket médio.

Verifique se o fornecedor oferece suporte

Ter um suporte após a aquisição da plataforma para programa de fidelidade é essencial, pois garante que a ferramenta funcione com a sua máxima eficiência.

Verificar essa questão também é muito importante antes de assinar o contrato, para não ter surpresas desagradáveis, como a cobrança de serviços extras a preços abusivos.

Por que optar pela Brazilian Card?

Somos uma empresa de plataforma para programa de fidelidade e temos o objetivo de proporcionar a retenção de clientes dos nossos parceiros.

Para isso, oferecemos um software de fidelização totalmente online, em que você vai poder gerenciar com facilidade o seu clube de fidelização. Além disso, temos um clube de descontos exclusivos, que pode ser compartilhado com os seus clientes, gerando mais interesse e engajamento ao seu programa de fidelidade!

Como vimos ao longo desta leitura, a fidelização de clientes é uma estratégia altamente benéfica e necessária para otimizar os recursos da sua empresa.

Se você quer usufruir de todas as vantagens de uma plataforma para programas de fidelidade, entre em contato conosco para saber como podemos ajudá-lo!