Quais são as Tendências de Consumo para o Futuro?

Entender um pouco mais sobre as tendências de consumo para o futuro pode melhorar muito os resultados da sua empresa. Estamos na Era Digital e o atendimento aos clientes se tornou um processo crítico para qualquer modelo de negócios. Explorar temas como gamificação, plataformas white label e administração de clubes de desconto é uma forma interessante de gerar novos insights.

O relacionamento com o cliente é uma tarefa relevante e prioritária. Trata-se de uma maneira de identificar quais são as verdadeiras demandas do mercado. Conhecer as dores, os problemas e as expectativas do seu consumidor pode ser um diferencial no médio e longo prazo. Ficou interessado no assunto? Então, veja agora quais são as tendências de consumo para o futuro. Boa leitura!

Afinal, o que são tendências de consumo?

Tendência é um indício com base em fatos, dados e pesquisas de mercado para que os gestores de negócios tomem decisões mais seguras e direcionadas. A ideia é se antever às demandas e estar preparado para os potenciais clientes. Por exemplo, o aumento do uso de smartphones pode ser uma pista para investir em meios de pagamentos móveis e se aproximar das fintechs. Confira, agora, as 4 principais tendências de consumo.

1. Maior uso das mensagens de texto
Mensagens via Whatsapp e SMS já são uma realidade para muitos modelos de negócios. Essa é uma brecha interessante para uma melhor fidelização de clientes. Depois de vender um produto ou serviço, é interessante fazer um pós-venda para pegar feedbacks dos seus usuários. Com isso, o consumidor se sente acolhido e tende a recorrer à sua marca no futuro.

2. Comunicação visual
Imagens vendem. Por isso, é muito importante investir em serviços terceirizados de design, fotografia ou bancos de imagem. Trata-se de uma maneira de criar uma identidade do seu negócio para os clientes. A comunicação visual cria aquele logo que faz o consumidor se lembrar rapidamente dos seus produtos, atendimento e serviços.

3. Mais pagamentos via celular
A gestão financeira empresarial é um assunto complexo que pode exigir o apoio de especialistas. A tendência é que a população use cada vez mais os seus celulares para tarefas rotineiras, como pagamentos de boletos e agendamentos de débitos. Com isso, criar um programa de fidelidade pode ser legal para abraçar essa demanda e se aproximar dos seus clientes.

4. Economia colaborativa
As relações de consumo deixam de ser uma mera compra e venda e se tornam trocas e colaborações. Os clientes já perceberam que, em muitos casos, é mais interessante contratar serviços junto com outras pessoas do que assumir todos os custos sozinhos. Coworkings, caronas compartilhadas e trocas de produtos são bons exemplos dessa nova tendência.

Enfim, você pode perceber que as tendências de consumo para o futuro vão gerar mudanças consideráveis nos modelos de negócios. Por isso, é importante estar preparado e pensar em estratégias efetivas para gerir melhor a sua carteira de clientes. Essas são as 4 principais tendências de consumo dos próximos anos. Gostou do artigo? Então, curta a nossa página no Facebook e fique sempre por dentro das melhores novidades.