05 motivos para usar sistemas cashless em eventos

Tradicionalmente, festivais e eventos utilizam sistemas de fichas de consumo como soluções para vendas em bares e restaurantes. Embora essa forma de pagamento ainda faça sentido em eventos específicos, o pagamento “sem dinheiro”, ou cashless, é uma alternativa sofisticada que otimiza o tempo das transações financeiras, reduz filas e aumenta a margem de lucro.

Sistemas de pagamento cashless dependem de soluções habilitadas para a Near Field Communication, que em uma tradução aproximada quer dizer comunicação por campos próximos (NFC), como pulseiras de identificação ou cartões em PVC, e permitem o carregamento prévio de saldo para compras com aproximação durante o evento. 

Listamos cinco vantagens que os produtores de eventos devem optar pela tecnologia NFC:

1 - REDUZ AS FILAS

Grandes eventos e festivais são popularmente conhecidos por suas longas filas. Os sistemas de cashless oferecem alternativas rápidas, convenientes e seguras ao uso de dinheiro e fichas de consumo. Isso significa que o consumidor terá mais tempo para usufruir de todos os serviços que um evento pode oferecer.

O uso do NFC reduz as filas de espera em bares, restaurantes e lojas de souvenires, permitindo pagamentos ágeis e sem interrupções, e oferecendo melhores experiências ao público.

2 - AUMENTO DAS VENDAS

Consumidores insatisfeitos gastam menos dinheiro. As recargas automáticas e online do sistema cashless significam que o público nunca fica sem dinheiro ou espera nas filas dos caixas eletrônicos.

Pesquisas realizadas pela plataforma internacional de tecnologia de eventos, comprovam que soluções NFC aumentam os gastos do público em até 50%. Isso se deve, principalmente, às transações financeiras mais rápidas e filas reduzidas nas recargas e estações fornecedoras.

3 - ELIMINA FURTOS E PERDAS

Ofereça métodos de recargas online, via aplicativo móvel!
Com sistemas cashless, o público não precisa transportar dinheiro em espécie ou cartões de crédito em suas carteiras e bolsas.

A tecnologia NFC pode ser utilizada em chips de pulseiras de identificação e cartões. Se um cartão NFC for perdido ou furtado, ele poderá ser desativado e substituído imediatamente sem perdas de crédito. Isso é algo que simplesmente não acontece com fichas de consumo perdidas.

4 - CONTROLE DO DINHEIRO

Além de reduzir o tempo de processamento e os custos de pessoal, o uso do NFC elimina erros de contabilidade. Com a tecnologia cashless cada centavo é contabilizado.

Produtores de eventos podem distribuir recursos de maneira rápida e fornecer reembolsos individuais pelo crédito restante não utilizado pelo público. Sistemas NFC possibilita o total controle do dinheiro.

5 - OTIMIZE OS PRÓXIMOS EVENTOS

A tecnologia NFC permite apurar informações detalhadas sobre as vendas com transparência. Relatórios em tempo real indicam exatamente o que o público consome, assim você pode refinar as compras e acabar economizando com os gastos.

Com o NFC é possível registrar digitalmente todas as informações transacionais do evento. Isso inclui recargas, a unidade de manutenção de estoque (SKU) de cada item, a localização do vendedor, o terminal do ponto de venda, data e hora e o ID da pulseira de identificação ou cartão utilizado.

Esses dados abrangentes permitem que os produtores do evento façam, e respondam, perguntas complexas, tais como:

  • Com quais fornecedores e itens vendidos queremos continuar?
  • Qual é o gasto médio por pessoa e como aumentá-lo?
  • Como maximizar os lucros gerais no próximo ano?

As respostas podem orientar as ações de pós-evento com ofertas direcionadas por e-mail, cupons de desconto, lançamentos de novos produtos e ingressos de pré-venda. Portanto, ações baseadas em insights como os que a tecnologia RFID oferece são essenciais para a fidelização do público e o êxito de futuros eventos.

E aí, gostou da ideia? Bora utilizar nas suas festas e eventos?

Para ter mais informações sobre como utilizar esse produto em seu negócio, basta entrar em contato conosco.